ESCOLA MUNICIPAL ELÓDIA VELLÔSO DE SOUZA 11.02.2011
DIREÇÃO: Auzeni de Andrade Souza
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Elisangela Gama
PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES LEITORES
Tema Gerador: Sou leitor, formo leitores
Objetivos:
- TDiscutir orientações didáticas para o trabalho a partir do livro Salada, Saladinha: parlendas: leitura de textos memorizados.
- Explicitar objetivos e conteúdos de aprendizagem envolvidos no trabalho com leitura e combinar a organização da sala de leitura na escola.
- Informar sobre as ações do diretor, visando apoiar ações de fomento à leitura na escola.
Conteúdos:
- O trabalho com os textos em diversos gêneros.
- Comportamento dos leitores envolvidos na roda de leitura – educadores e educandos.
Estratégia:
- Análise do material de apoio referente ao texto do livro Salada Saladinha - anexo.
Desenvolvimento:
- Abertura: leitura
- Apresentação da pauta.
- Apresentação do vídeo do PROFA, Textos que se sabe de cor: as condições didáticas para a leitura pelas crianças.
- Planejar uma pauta de reunião com os professores cujo enfoque seja o planejamento de uma roda de leitura a partir dos textos memorizados.
Recursos:
Vídeo do PROFA; literaturas em diversos gêneros já presentes na escola; DVD ou Notebook; Datashow; caneta; papel ofício e pautado.
Avaliação
Ø Avaliação das ações da proposta aqui descrita a partir dos objetivos iniciais e expectativas.
Ø Informar sobre as ações que a direção está planejando, pautar para o próximo encontro o planejamento de ações conjuntas com o diretor.
PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO SOBRE OS GÊNEROS:
Habilidades de leitura
Narrativo
- Estabelecer relação entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade
- Reconhecer os recursos empregados para assinalar a transcrição da fala da personagem
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa
- Reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de uma determinada palavra ou expressão
Informativo
- Localizar informação explícitas no texto
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
- Identificar o tema de um texto
- Identificar a finalidade de um texto de acordo com o seu gênero
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de uma determinada palavra ou expressão
Poema
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
- Reconhecer o efeito de sentido obtido a partir do tratamento da sonoridade e da linguagem figurada
Notícia
- Localizar informação explícita no texto
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
- Identificar o tema de um texto
- Identificar a ordem seqüencial dos procedimentos ou fatos
- Distinguir um fato da opinião relativa a este fato
Propaganda
- Inferir uma informação implícita no texto
- Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais
- Identificar a finalidade de um texto de acordo com o seu gênero
- Reconhecer o efeito de sentido obtido a partir do tratamento da sonoridade e da linguagem figurada
Instrucional
- Inferir uma informação implícita no texto
- Identificar a ordem seqüencial dos procedimentos ou fatos
HQ
- Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais
- Reconhecer os recursos empregados para assinalar a transcrição da fala da personagem
- Reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações
Gráfico
- Localizar informação explícita no texto
- Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais
ANEXOS:
As Formigas e a Pena
Uma formiga, que caminhava perdida sobre uma folha de papel, viu uma pena que desenhava traços negros e finos.
-Que maravilha! - exclamou.- Que coisa notável! Tem vida própria e faz garatujas nesta bela superfície a ponto de poder equiparar-se aos esforços conjuntos de todas as formigas do mundo. E que rabiscos faz! Parecem formigas, milhões de formigas trabalhando juntas!
Contou seu pensamento a outra formiga, que ficou igualmente interessada e elogiou os poderes de observação e de reflexão da primeira.
Mas outra formiga disse:
-Valendo-me de seus esforços, devo admiti-lo, tenho observado esse estranho objeto. Mas cheguei à conclusão de que não é ele que impulsiona seu trabalho. Você cometeu o erro de não observar que a pena está ligada a outros objetos que a rodeiam e a conduzem. Esses devem ser considerados como a origem do movimento, acredite.
Desse modo as formigas descobriram os dedos.
Desse modo as formigas descobriram os dedos.
Passado algum tempo, outra formiga caminhou sobre os dedos e percebeu que faziam parte da mão, que explorou total e minuciosamente, ao estilo das formigas, esquadrinhando-a toda. Voltou então para junto de suas companheiras e gritou-lhes: - Formigas! Tenho importantes notícias para vocês. Aqueles pequenos objetos fazem parte de outro muito maior. E este é que realmente move tudo. Depois descobriram que a mão estava ligada a um braço e o braço a um corpo; que não existia uma, e sim duas mãos; e que existiam dois pés, que não escreviam. As investigações prosseguiram. Assim, as formigas chegaram a ter uma ideia adequada da mecânica da escrita. Através de seu método de investigação costumeira, entretanto, nada conseguiram saber a respeito do sentido e da intenção da escrita, nem sobre como, finalmente, eles eram determinados: as formigas não sabiam ler nem escrever.
Esse conto criado há séculos atrás consta de um livro sufi (Histórias daTradição Sufi - Edições Dervish) em que a preparação utilizou a compilação de histórias que mantiveram preservadas suas estruturas e conteúdos originais.
Colaboração Osmar (oam)
Nenhum comentário:
Postar um comentário