sábado, 19 de março de 2011

Anexo da reportagem - 1ª parte

ESCOLA MUNICIPAL ELÓDIA VELLÔSO DE SOUZA                                           11.02.2011

DIREÇÃO: Auzeni de Andrade Souza
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Elisangela Gama


PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES LEITORES



Tema Gerador: Sou leitor, formo leitores

Objetivos:
  • TDiscutir orientações didáticas para o trabalho a partir do livro Salada, Saladinha: parlendas: leitura de textos memorizados.
  • Explicitar objetivos e conteúdos de aprendizagem envolvidos no trabalho com leitura e combinar a organização da sala de leitura na escola.
  • Informar sobre as ações do diretor, visando apoiar ações de fomento à leitura na escola.

Conteúdos:
  • O trabalho com os textos em diversos gêneros.
  • Comportamento dos leitores envolvidos na roda de leitura – educadores e educandos.

Estratégia:

Desenvolvimento:

  1. Abertura: leitura
  2. Apresentação da pauta.
  3. Apresentação do vídeo do PROFA, Textos que se sabe de cor: as condições didáticas para a leitura pelas crianças.
  4. Planejar uma pauta de reunião com os professores cujo enfoque seja o planejamento de uma roda de leitura a partir dos textos memorizados.


Recursos:
Vídeo do PROFA; literaturas em diversos gêneros já presentes na escola; DVD ou Notebook; Datashow; caneta; papel ofício e pautado.


Avaliação
Ø  Avaliação das ações da proposta aqui descrita a partir dos objetivos iniciais e expectativas.
Ø  Informar sobre as ações que a direção está planejando, pautar para o próximo encontro o planejamento de ações conjuntas com o diretor.



PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO SOBRE OS GÊNEROS:

Habilidades de leitura
  Narrativo           
  1. Estabelecer relação entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a sua continuidade
  2. Reconhecer os recursos empregados para assinalar a transcrição da fala da personagem
  3. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa
  4. Reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados
  5. Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações
  6. Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de uma determinada palavra ou expressão
Informativo   
  1. Localizar informação explícitas no texto
  2. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
  3. Identificar o tema de um texto
  4. Identificar a finalidade de um texto de acordo com o seu gênero
  5. Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de uma determinada palavra ou expressão
Poema
  1. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
  2. Reconhecer o efeito de sentido obtido a partir do tratamento da sonoridade e da linguagem figurada
Notícia
  1. Localizar informação explícita no texto
  2. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
  3. Identificar o tema de um texto
  4. Identificar a ordem seqüencial dos procedimentos ou fatos
  5. Distinguir um fato da opinião relativa a este fato
Propaganda
  1. Inferir uma informação implícita no texto
  2. Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais
  3. Identificar a finalidade de um texto de acordo com o seu gênero
  4. Reconhecer o efeito de sentido obtido a partir do tratamento da sonoridade e da linguagem figurada
Instrucional  
  1. Inferir uma informação implícita no texto
  2. Identificar a ordem seqüencial dos procedimentos ou fatos
HQ
  1. Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais
  2. Reconhecer os recursos empregados para assinalar a transcrição da fala da personagem
  3. Reconhecer efeitos de ironia ou humor em textos variados
  4. Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações
Gráfico
  1. Localizar informação explícita no texto
  2. Interpretar, integrando texto e recursos gráfico-visuais



















ANEXOS:

As Formigas e a Pena

Uma formiga, que caminhava perdida sobre uma folha de papel, viu uma pena que desenhava traços negros e finos.
-Que maravilha! - exclamou.- Que coisa notável! Tem vida própria e faz garatujas nesta bela superfície a ponto de poder equiparar-se aos esforços conjuntos de todas as formigas do mundo. E que rabiscos faz! Parecem formigas, milhões de formigas trabalhando juntas!
Contou seu pensamento a outra formiga, que ficou igualmente interessada e elogiou os poderes de observação e de reflexão da primeira.
Mas outra formiga disse:
-Valendo-me de seus esforços, devo admiti-lo, tenho observado esse estranho objeto. Mas cheguei à conclusão de que não é ele que impulsiona seu trabalho. Você cometeu o erro de não observar que a pena está ligada a outros objetos que a rodeiam e a conduzem. Esses devem ser considerados como a origem do movimento, acredite.
Desse modo as formigas descobriram os dedos.
Passado algum tempo, outra formiga caminhou sobre os dedos e percebeu que faziam parte da mão, que explorou total e minuciosamente, ao estilo das formigas, esquadrinhando-a toda. Voltou então para junto de suas companheiras e gritou-lhes: - Formigas! Tenho importantes notícias para vocês. Aqueles pequenos objetos fazem parte de outro muito maior. E este é que realmente move tudo. Depois descobriram que a mão estava ligada a um braço e o braço a um corpo; que não existia uma, e sim duas mãos; e que existiam dois pés, que não escreviam. As investigações prosseguiram. Assim, as formigas chegaram a ter uma ideia adequada da mecânica da escrita. Através de seu método de investigação costumeira, entretanto, nada conseguiram saber a respeito do sentido e da intenção da escrita, nem sobre como, finalmente, eles eram determinados: as formigas não sabiam ler nem escrever.
Esse conto criado há séculos atrás consta de um livro sufi (Histórias daTradição Sufi - Edições Dervish) em que a preparação utilizou a compilação de histórias que mantiveram preservadas suas estruturas e conteúdos originais.
Colaboração Osmar (oam)

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