sábado, 19 de março de 2011

Interagindo...

“A Educação que Temos, a Educação que Queremos”
"Literatura Infantil"

            Neste período letivo de 2011, tivemos dois momentos de semana pedagógica: primeiro ficou sob a responsabilidade da Secretaria da Educação do Município de Gandu; depois sequenciamos nas próprias Unidades Escolares.
            Como no ano passado recebemos muitas literaturas do MEC e com verbas do PDE também adquirimos algumas obras, mais especificamente sobre valores e boas maneiras, decidimos acoplar em nossa proposta uma breve discussão e socialização sobre Literatura Infantil e análise de imagens. Nosso objetivo consistiu em oferecer subsídios para explorar mais ricamente textos em imagens, além da produção textual a partir de análise de gravuras e fotografias.
            No final do slide apresentado, colocamos cinco imagens, sendo que as três últimas são fotografias de um mesmo espaço (anexo no blog), nos Estados Unidos, sendo fotografadas em estações distintas. Quisemos com isto propor uma atividade vivencial com docentes, e posteriormente com discentes, no sentido de identificarem sem interferência possíveis semelhanças e diferenças nas imagens, seguindo de análise das condições climáticas do ambiente. Interessante que durante a explanação, os docentes tiveram focos diferenciados ao analisarem a imagem, lembrando que discutimos muito sobre a questão do erro e da liberdade de análise durante a aplicação da atividade com o corpo discente.
            Também segue as principais propostas de atividade que foram propostas, disponibilizadas e em parte vivenciadas. Infelizmente não consegui adicionar mensagens trabalhadas nos dois dias.
            Outro aspecto que considero relevante também sinalizar foi com relação as literaturas. Selecionamos todas as literaturas em montantes: história em quadrinhos, texto narrativo, texto-teatro, texto em imagem, poema. Depois de explorarmos as sugestões, dividimos a turma em grupos e cada um tinha que realizar uma nova proposta de atividade com um tipo de texto, para socialização subsequente.
            Como coordenadora pedagógica, considerei o trabalho relevante, além de muito significativo. Para este ano, já está em andamento um projeto de empreendimento com a temática Literatura Infantil, sugestão proposta pelos próprios docentes.
           
Elisangela Gama
Coordenadora Pedagógica

Utilizamos este vídeo, ESTUDO ERRADO, de Gabriel o Pensador,  como sensibilização, durante atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário